6
Mar 2012
Posted By: In: Notícias, Tags: 0 Comments

De acordo com informações disseminadas pela mídia internacional, a China e a Índia deverão apresentar na próxima cúpula dos países emergentes (a ser realizada no final de março) a proposta de criação do “Banco BRICS” (“Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul”) para ser uma alternativa ao “Banco Mundial” e ao “Fundo Monetário Internacional” (FMI).

Com o propósito de estabelecer um mecanismo que permita o financiamento de projetos exclusivamente nos países em desenvolvimento,  oProjeto idealizado pelos indianos acabou ganhando um parecer positivo da China e o objetivo agora é convencer o Brasil, a Rússia e a África do Sul a se unirem a ele.

A agenda do FMI e do Banco Mundial estará dominada por mais uma década na recuperação da economia mundial”*, declarou uma fonte indiana citada pelo jornal “O Estado de São Paulo”. “Os Brics precisam definir se é isso que querem ou se têm outras prioridades. Por isso, a cúpula do dia 28 e 29 de março será tão importante”*, complementou.

A instituição, que poderá ser chamada de “Banco de Desenvolvimento dos Brics”, já está sendo disputada. Pela proposta original, aPresidência deveria ser rotatória entre os cinco países, mas os chineses afirmam que devem ter um poder maior, já que sua economia é a segunda do mundo e parte importante do novo fundo virá de Pequim. A próxima “Cúpula BRICS” deverá apresentar os próximos passos relacionados a este novo Projeto dos emergentes.

Artigo escrito por Daniela Alves (Bacharel em Relações Internacionais pela UNIFMU. Diretora do CEIRI, responsável pela área de Cooperação Internacional, Assessora Especial BRICS-PED e Presidente do Grupo de Coordenação Internacional BRICS-PED)

Artigo originalmente publicado em: http://jornal.ceiri.com.br/2012/03/05/india-impulsiona-a-criacao-do-banco-de-desenvolvimento-dos-brics/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+com%2FCEIRI+%28ATUALIDADES+CEIRI%29

Sorry no comment yet.

LEAVE A COMMENT

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *